ONG Parceira do PortoWeb

Quem Somos


A Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos surgiu da necessidade de um completo engajamento de familiares a fim de unir esforços para o trabalho em prol da saúde mental. Essa iniciativa contou com o apoio e o incentivo do HCPA – Hospital de Clínicas de Porto Alegre que, através do Ambulatório de Esquizofrenia, coordenado pelo Dr. Paulo Belmonte de Abreu e, auxiliado pelo Serviço de Assistência Social daquele Hospital, na pessoa da Assistente Social Esalba Silveira, oportunizaram aos familiares o amparo técnico e físico à Associação, uma vez que a mesma pode desenvolver suas atividades durante os primeiros dois anos, naquele Hospital. Com o transcorrer do tempo, a entidade foi aumentando suas atividades, sua autonomia e, consequentemente, teve que procurar outro espaço para seu funcionamento. Isso aconteceu, nos primeiros quatro anos de existência, de forma fracionada em termos de espaço físico. 

As reuniões de Diretoria ocorriam, por vezes, nas residências de familiares, as Assembléias Gerais de associados assim como as reuniões plenárias, aconteciam em órgãos públicos, tais como o próprio Hospital das Clínicas e a Secretaria Municipal de Saúde, que, gentilmente, desde o ano de 1993, cedeu, quinzenalmente, seu Auditório para as atividades da Associação. Da mesma forma a Central de Psiquiatria, cedeu espaço quinzenal para a realização de reuniões de auto-ajuda entre os familiares. Durante um período também, pessoas simpatizantes ao trabalho e solidárias à causa, fizeram possível que os pertences e documentos da entidade estivessem guardados e viabilizaram locais para a realização de reuniões informais e confraternizações.

A AGAFAPE foi fundada em 24 de junho de 1992, como sociedade civil filantrópica, sem fins lucrativos, partidários, raciais ou religiosos.

Tendo em vista que ainda existe, por parte da sociedade, discriminação e preconceito quando o assunto é doença mental, a AGAFAPE, desde sua fundação, tem procurado atingir seu objetivo maior que é proporcionar ao paciente um melhor convívio com a família através do respeito próprio.

DIRETRIZES

Congregar familiares e representantes legais de pacientes portadores de esquizofrenia e demais doenças mentais, a fim de somar esforços para que seja proporcionada aos mesmos uma melhor qualidade de vida.

Propugnar pela reintegração do paciente à família e à sociedade, valorizando-o como indivíduo e incentivando, sempre que possível sua participação nas atividades da associação.

Reivindicar, quando se fizer necessário, aos poderes públicos responsáveis medidas indispensáveis à manutenção e ao aprimoramento de tratamento indicado.



A+-     A  ?
» Contatos
Associação Gaúcha de Familiares 
de Pacientes
Esquizofrênicos - AGAFAPE

Rua dos Andradas
1560, 6º andar - Galeria Malcon.
Bairro Centro.
CEP: 90020-010

Porto Alegre - RS.

 (51) 3225-0395
 (51) 3227-3065
 Fale Conosco






Desenvolvimento PROCEMPA